O príncipe Carlos presidiu na manhã desta sexta-feira, dia 3, à missa de Ação de Graças pelos 70 anos do reinado da mãe, a rainha Isabel II, uma celebração na qual a monarca não esteve presente, uma informação que foi avançada pelo Palácio de Buckingham ao final da tarde desta quinta-feira, dia 2.
“Tendo em conta a viagem e a atividade que requer participar no serviço nacional de Ação de Graças de amanhã na catedral de Saint Paul, Sua Majestade, com grande pesar, concluiu que não irá estar presente”, refere a nota. O mesmo comunicado dizia ainda que a rainha “desfrutou muito” da cerimónia do Trooping the Colour e do espetáculo aéreo da Royal Air Force.
Neste momento especial, o príncipe de Gales esteve acompanhado pela mulher, Camilla, pelos duques Cambridge, William e Kate, pelos duques de Sussex, Harry e Meghan, e pelo irmãos Ana e Eduardo, entre outros elementos da família real que estiveram presentes na cerimónia.
No total, entre elementos da família real, membros do Governo, ministros e ex-primeiros-ministros e membros da sociedade civil, este ato religioso contou com cerca de 2000 convidados. De recordar que o príncipe André, terceiro filho da rainha, não esteve presente da cerimónia religiosa por ter testado positivo para Covid-19.