O Jubileu de Platina da rainha Isabel II chega ao fim este domingo, dia 5, mas não sem antes grande parte da família real marcar presença no Jubilee Platinum Peagent, o desfile que recorda aquele que a rainha fez há cerca de 70 anos.
O evento teve lugar em frente ao Palácio de Buckingham e foi liderado pela Gold State Coach, a carruagem dourada em que a monarca viajou naquela altura, mas que não foi ocupada por ela desta vez, dado que, tal como tem acontecido nos últimos dias, Isabel II também não assistiu a este evento presencialmente. No entanto, foi projetado na carruagem um holograma da monarca a acenar à multidão, tal como fez em 1953, quando foi coroada.
Neste ato especial, que marca o encerramento do Jubileu de Platina, estiveram presentes diversos elementos da família real, como o príncipe Carlos e a mulher, Camilla, os duques de Cambridge, William e Kate, com os três filhos, George, Charlotte e Louis, Peter Phillips com a namorada, Lindsay Wallace, e a filha mais velha, Savannah, a princesa Ana, Zara e Mike Tindall com as filhas, Mia e Lena, as princesas Beatrice e Eugenie com os respetivos maridos, Edoardo Mapelli Mozzi e Jack Brooksbank, entre outros.
O evento termina com a entoação de God Save the Queen, o hino nacional, interpretado por um coro gospel, a banda Her Majesty’s Royal Marines e o cantor Ed Sheeran.
De salientar que neste evento estiveram envolvidas mais de 10 mil pessoas, das quais 6 mil são militares.