
As celebrações do Jubileu de Platina da rainha Isabel II terminaram na tarde deste domingo, dia 5 de junho, com um momento especial. Após o “Platinum Jubilee Pageant”, que decorreu no exterior do Palácio de Buckingham, a monarca foi à varanda do Palácio e acenou à multidão ao som do hino nacional, “God Save the Queen”.
Nesta ocasião, a rainha fez-se acompanhar pelo filho mais velho, o príncipe Carlos, e a mulher, Camilla, e pelos duques de Cambridge, o príncipe William e Kate, assim como pelos três filhos destes, os príncipes George, Charlotte e Louis, um momento especial em que tanto a atual rainha, como as três gerações de reis que virão depois – Carlos, William e George, respetivamente – demonstram unidade familiar, na despedida das comemorações dos 70 anos do reinado da monarca que mais tempo liderou o Reino Unido.
Após as comemorações, a rainha deixou um comunicado, partilhado pelo Palácio de Buckingham, onde agradeceu a todos os que celebraram o seu Jubileu de Platina, garantindo que, ao fim de 70 anos, “não há nenhum manual a seguir”.
“Quando falamos de como celebrar 70 anos sendo vossa Rainha, não há nenhum manual a seguir. Realmente é a primeira vez. Mas senti-me honrada e profundamente comovida ao ver tanta gente sair à rua para celebrar o meu Jubileu de Platina.
Apesar de não ter podido estar presente em todos os eventos, o meu coração estava com todos vocês; e o meu compromisso de vos servir o melhor que possa continua, apoiada pela minha família.
Senti-me inspirada pela bondade, alegria e amabilidade, que foram tão evidentes nestes dias, e espero que este renovado sentido de unidade continue a sentir-se nos anos vindouros .
Os meus mais sinceros agradecimentos pelos vossos desejos e pelo papel que desempenharam nestas celebrações felizes”, referia o comunicado.