Leonor de Espanha, princesa das Astúrias e de Girona, é a filha mais velha dos reis Felipe VI e Letizia e ocupa atualmente o primeiro lugar na linha da sucessão ao trono, pelo que se espera que venha a reinar depois do pai.
Com uma monarquia relativamente reduzida – atualmente os membros ativos da família real, que têm regularmente agenda institucional, são os reis e a rainha emérita, Sofía -, o futuro passará pelo trabalho conjunto das duas irmãs, que sempre mostraram manter uma excelente relação entre si, algo que desde cedo foi incentivado pelos pais.
É esperado que Sofía, a mais nova da família e que recebeu o nome em homenagem à avó paterna, venha a ser um grande apoio para a irmã mais velha, com a qual tem partilhado interesses e, até ao último ano letivo, a mesma educação escolar (de salientar em no passado mês de agosto Leonor se mudou para o País de Gales enquanto Sofía se manteve a estudar no Colégio de Santa María de los Rosales, em Madrid, onde as duas estavam até então).
E a boa relação entre as duas irmãs, evidenciando que formam uma dupla, pode ser vista em pequenos detalhes. Desde que começou a discursar em público, nomeadamente nas entregas dos Prémios Princesa das Astúrias e Princesa de Girona, pouco antes de completar 14 anos, Leonor tem sempre o cuidado de fazer referência à irmã.
“Os meus pais sempre nos falaram, a mim e à minha irmã, a infanta Sofía, das Astúrias, da sua cultura, história e tradições”, afirmou, em outubro de 2019, na primeira vez que discursou na entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, uma menção que tem o cuidado de fazer noutros discursos, tal como aconteceu esta segunda-feira, dia 4, na entrega dos Prémios Princesa de Girona, discurso durante o qual fez referência à irmã em duas ocasiões.
“Pela primeira vez, os prémios vão para cinco mulheres. Eu e a minha irmã Sofia vimos os vossos projetos e estamos admiradas e impressionadas. E também gratas!”, começou por dizer, voltando a mencionar Sofía no final do seu discurso. “Ontem, juntamente com a minha irmã, tive a oportunidade de estar em Girona, em Figueres, para conhecer de perto o Teatro-Museu Dalí e comprovei as oportunidades que a Fundação Princesa de Girona está a dar aos mais novos, aos que se estão a formar”, referiu Leonor.