
Na tarde desta sexta-feira, dia 8 de julho, o Mónaco recebe um dos seus eventos anuais mais importantes: o Baile da Rosa, que regressa ao Principado após ter sido suspenso nos dois últimos anos, devido à pandemia, um momento no qual se poderá ver grande parte dos elementos da família Grimaldi exibindo os seus melhores vestidos e fatos.
Esta tradição filantrópica começou em 1954, criada por Grace Kelly, e decorre todos os anos (à exceção dos últimos anos) na Salle des Etoiles do Sporting Monte-Carlo. O evento acontece por norma no mês de março, mas este ano, novamente devido à pandemia, foi adiado para julho. Nos últimos anos tem sido presidido pelos dois filhos mais velhos da antiga princesa do Mónaco, os príncipes Alberto e Carolina, e este ano, espera-se que sejam novamente os dois irmãos os anfitriões do evento.
Esta festa, que reúne a alta sociedade do Principado, assim como figuras estrangeiras, tem um objetivo solidário. O montante angariado no evento, durante o qual acontecem leilões de esculturas e quadros, destina-se integralmente à Fundação Princesa Grace, criada em 1964, que apoia projetos humanitários, ajudando crianças e jovens estudantes. Atualmente, a presidente da Fundação é a princesa Carolina.
De recordar que a edição deste ano tem como inspiração a década de 1920, com direção artística de Christian Louboutin.