O passado dia 12 de agosto foi de tristeza para a família real da Holanda: assinalaram-se nove anos desde a morte do príncipe Friso, o segundo filho da princesa Beatriz e do príncipe Claus.
Johan Friso morreu aos 44 anos, depois de ter estado um ano e meio em coma, na sequência de um grave acidente enquanto esquiava em Lech, na Áustria. A 17 de fevereiro de 2012, o irmão do atual rei da Holanda, Guilherme, encontrava-se na companhia de um amigo de infância, Florian Moosbrugger, e ambos tomaram a decisão de irem esquiar, apesar do elevado perigo de avalanche que existia nesse dia.
O pior cenário veio a verificar-se e o príncipe ficou soterrado na neve, assim como Moosbrugger, apesar de este ter sido mais precavido e ter levado um ‘airbag de avalanche’, que lhe permitiu sobreviver ao acidente. Os trabalhos de resgate do príncipe duraram 25 minutos, tempo que Friso passou sem oxigénio. A reanimação durou 50 minutos, os danos cerebrais foram consideráveis, e apesar de ter sobrevivido, o filho da então rainha Beatriz nunca mais viria a acordar.
Foi tratado na Áustria, tendo sido depois transferido para um hospital em Londres, cidade onde vivia e onde residem atualmente a sua mulher e as duas filhas que têm em comum. Em julho de 2013, depois de mais de um ano a lutar pela vida, deixou o hospital na capital inglesa e foi levado para o palácio de Huis ten Bosch, em Haia, onde viria a morrer a 12 de agosto. Ao seu lado, nesse momento, encontrava-se a mãe, a já princesa Beatriz, que era rainha a altura do acidente e tinha abdicado do trono quatro meses antes, a favor do filho mais velho, Guilherme.
O príncipe Friso era casado com Mabel Wisse Smit, uma união da qual nasceram duas filhas, as condessas Luana, de 17 anos, e Zaria, de 16. Na Holanda, os membros da família real que pertencem à linha sucessão ao trono têm que ter a autorização do Parlamento para se casarem e como Friso não fez qualquer pedido, ficou automaticamente excluído, assim como as suas duas filhas. No entanto, mantiveram os títulos e o tratamento de Alteza Real.