A antiga imperatriz do Japão Michiko, de 87 anos, sofreu uma trombose venosa profunda (TVP) na perna direita, segundo revela a Agência da Casa Imperial.
Desde o início do verão, a mãe do atual imperador, Naruhito, tem sido submetido a vários exames médicos relacionados com uma flebite – que consiste na formação súbita de um coágulo sanguíneo no interior de uma veia, provocando uma inflamação que envolve a parede dessa veia. Este coágulo interfere no fluxo do sangue e gera sintomas como dor localizada, inchaço e vermelhidão, segundo explica o site do Hospital da Luz.
Na semana passada, a equipa médica que acompanha a imperatriz emérita chegou ao diagnóstico de TVP e esta sexta-feira, dia 26, Michiko deslocou-se ao hospital para se submeter a mais exames, de forma a confirmar o estado em que se encontra o coágulo detetado há uns dias.
Apesar deste momento mais complicado que atravessa, a antiga imperatriz não está a seguir nenhum tratamento específico, estando a fazer algum exercício, que inclui passeios todas as manhãs e tardes. A Casa Imperial refere que Michiko se encontra na sua residência em Akasaka, Tóquio, e que está “bem e tranquila”, tendo consciência da importância de se submeter a exames para vigiar a evolução do coágulo.