Com um estado de saúde mais delicado nos últimos meses, a rainha Isabel II tem contado com o seu sucessor, o príncipe Carlos, e a mulher deste, Camilla, assim como com os duques de Cambridge para a representarem em diversos atos oficiais.
No próximo dia 6 de setembro, esperava-se que a monarca viajasse até Londres para receber o novo primeiro-ministro. E apesar de esta não ser uma tarefa que delegou no filho ou no neto, Isabel II vai falhar pela primeira vez em 70 anos de reinado esta receção na capital inglesa.
Em vez disso, e de acordo com as informações avançadas pela Casa Real, irá receber o sucessor de Boris Johnson no próximo dia 6 de setembro no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde tem passado as férias de verão, como é habitual.
Tradicionalmente este encontro acontece no Palácio de Buckingham, que era até há poucos meses a residência oficial da rainha. No entanto, com o objetivo de evitar grandes deslocações para a monarca de 96 anos – que tem apresentado problemas de mobilidade nos últimos meses – ficou decidido que o encontro acontecerá na sua residência de verão.
Liz Truss, ministra das Relações Exteriores, ou Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, são os dois candidatos à Liderança do Partido Conservador. Quem vencer ocupará o cargo de primeiro-ministro, sucedendo a Boris Johnson.