Com o início das aulas dos príncipes George, Charlotte e Louis, previsto para o início da próxima semana, os duques de Cambridge já concretizaram a sua mudança de residência de Londres para Windsor. No sábado, dia 3 de setembro, Kate foi vista pelas ruas da cidade de Windsor, ao volante do seu carro, aparentemente feliz por esta nova etapa da vida da sua família.
Instalados na sua nova casa, Adelaide Cottage, que se situa no bosque que circunda o Castelo de Windsor, atual residência da rainha Isabel II, Kate e William concretizaram as mudanças com rapidez, pois a casa não obrigou a grandes remodelações para além de uma pintura interior e exterior.
Nos próximos dias, os duques de Cambridge vão ter como vizinhos os duques de Sussex, pois Harry e Meghan realizam esta semana uma viagem à Europa, fazendo da sua residência britânica, Frogmore Cottage, igualmente dentro da zona protegida do bosque do Castelo de Windsor, a sua base. Apesar de uma distância de poucos minutos a pé entre as suas residências, não se prevê um encontro entre os príncipes William e Harry e as suas respetivas famílias. O filho mais novo da princesa Diana e do príncipe Carlos continua sem conseguir sanar o conflito que o opõe à família real britânica, sobretudo ao pai e ao irmão.
A mudança dos duques de Cambridge tem um duplo objetivo: por um lado, ficarem mais perto da rainha, com quem mantêm uma relação muito estreita, não só por razões familiares mas também de trabalho, já que têm uma agenda oficial cada vez mais preenchida e relevante desde que Isabel II, de 96 anos, reduziu os compromissos devido ao estado de saúde mais frágil e à redução de mobilidade; por outro lado, proporcionarem aos três filhos, George, de nove anos, Charlotte, de sete, e Louis, de quatro, uma vida mais simples, frugal e em contacto com a Natureza. E conseguirem, sobretudo, maior privacidade, o que será um fator-chave para esta mudança, já que em Kensington, onde os jardins estão em grande parte abertos ao público, o espaço de que dispunham ao ar livre acabava por se tornar pouco reservado.
Com a mudança, George, Charlotte e também Louis, que fará cinco anos em abril e até aqui andava numa escola diferente da dos irmãos por causa da idade, passarão a frequentar Lambrook School, uma escola que traz a novidade de ter aulas ao sábado.
Descrita como moderna e acolhedora, a instituição, que também aceita alunos internos e possibilita pernoitas ocasionais aos alunos externos, dispõe de um enorme espaço ao ar livre, pouco mais de 16 hectares, com campos de futebol e de râguebi, um pequeno campo de golfe, espaço para jogar críquete e piscina, além de proporcionar atividades como mergulho, culinária e criação de abelhas. Custará aos duques mais de 80 mil euros anuais pelos três filhos: aproximadamente 20.800 euros pelo mais novo, 30.500 por Charlotte e 33 mil pelo mais velho.