Com a mudança para Adelaide Cottage, em Windsor, os príncipes George, Charlotte e Louis irão também mudar de escola, o que acontece já este mês de setembro. A Lambrook School, em Berkshire, foi a instituição escolhida pelos pais. Contudo, a decisão dos duques de Cambridge está a levantar preocupações por parte dos pais dos restantes alunos, que receiam que o inevitável aumento do nível de segurança na instituição afete o bem-estar dos seus filhos.
Apesar do colégio oferecer a possibilidade de os alunos estudarem em regime de internato – uma experiência que tanto o príncipe William como o príncipe Carlos tiveram -, os duques de Cambridge não fizeram essa opção, até porque a escola fica a 15 minutos de carro da nova casa. Assim, os três príncipes terão uma rotina muito semelhante à das pessoas comuns e regressarão a casa depois das aulas. A diferença, claro está, é que estarão sempre acompanhados por segurança. cujo impacto na vida escolar dos colegas tentarão que seja o mínimo possível.
“Kate e William são pais modernos e vão pesar a decisão com muito cuidado”, diz a biógrafa Ingrid Seward, que tem escrito sobre os membros da família real britânica, em relação a esta mudança de escola. O príncipe William já admitiu não ter tido a melhor experiência quando estudou em regime de internato e o editor do Daily Mail Richard Eden recorda que em tempos ele a descreveu como “difícil”. E Seward lembra que, também por causa dessa experiência, “William está muito sintonizado com a saúde mental de seus filhos” e não terá tido vontade de manter a tradição do internato.
De acordo com a revista Hello!, os príncipes não serão tratados pelos seus títulos reais, de modo a promover a sua integração na escola e a relação com os seus novos colegas. Já assim acontecia quando George e Charlotte frequentaram a escola Thomas’s Battersea, onde, segundo a Vanity Fair, os colegas se referiam carinhosamente a George como “P.G”, numa abreviatura de príncipe George.
Lambrook é uma escola no condado de Berkshire, fundada em 1860, para crianças entre os 3 e os 13 anos. Atualmente estão matriculados 610 alunos nesta instituição. Em regime externo, o colégio tem um custo base anual por aluno – de acordo com valores do último ano letivo – que oscilam entre os 15 mil e os 25 mil euros, a que podem acrescer outros custos
O principal motivo desta mudança será o facto de os Cambridge quererem estar mais próximos da rainha Isabel II, que reside atualmente no Castelo de Windsor, assim como o facto de procurarem alguma privacidade. Recorda-se que Palácio de Kensington confirmou a mudança de escola dos três príncipes, no passado mês de agosto, através de um comunicado que dizia: “O duque e a duquesa de Cambridge anunciaram hoje que o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis frequentarão a Lambrook School, em Berkshire, a partir de setembro de 2022. Suas Altezas Reais estão imensamente gratas à escola Thomas’s Battersea, onde George e Charlotte tiveram um início feliz na sua educação desde 2017 e 2019, respetivamente, e estão satisfeitos por terem encontrado uma escola para os três filhos que compartilha um espírito e valores semelhantes.”