A monarca britânica, de 96 anos, deu hoje as boas-vindas à nova primeira-ministra e sucessora de Boris Johnson, Liz Truss. As imagens da receção foram divulgadas pela revista britânica Hello! . Devido ao estado de saúde delicado da rainha Isabel II nos últimos meses, o encontro com a primeira-ministra não teve lugar no Palácio de Buckingham, como era tradição, mas no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde está a passar férias.
Com o objetivo de evitar grandes deslocações à rainha, que tem apresentado problemas de mobilidade nos últimos meses, Trust deslocou-se à residência de verão de Isabel II. As condições meteorológicas adversas acabaram por implicar um ligeiro atraso no programa, já que o aviãoque transportava Liz Truss teve dificuldade em aterrar no no aeroporto de Aberdeen.
Liz Truss, ministra das Relações Exteriores, que assume hoje o cargo de primeira-ministra, é considerada muito conservadora, oq ue já lhe valeu epítetos como “Thatcher 2.0” ou “a última verdadeira conservadora”. Razão pela qual a sucessora de Boris Johnson é considerada a nova “dama de ferro” do Reino Unido, embora, curiosamente, tenha sido educada segubdo princípiuos mais liberais.
Recorde-se que esta é a primeira vez em 70 anos de reinado que Isabel II não viaja para Londres para indigitar o novo ocupante de Downing Street, como fez aos anteriores 14 primeiros-ministros. Mas pelo menios não falhou o momento,como tem acontecido com diversos atos oficiais recentes, em que tem sido representada pelo seu sucessor, o príncipe Carlos, e a mulher deste, Camilla, assim como por William e Kate.