O castelo de Balmoral está repleto de memórias, sendo a residência oficial da família real inglesa durante o verão. Era, na verdade, onde se diz que a rainha Isabel II era mais feliz. Contudo, é também um lugar marcado pela dor, sobretudo para os príncipes William e Harry, já que foi lá, precisamente há 25 anos, que souberam da morte trágica e precoce da sua mãe, a princesa Diana.
Terem que regressar a Balmoral, no dia de ontem, num momento tão doloroso como o da morte da rainha Isabel II, decerto que trouxe ao de cima a lembrança daquele fim de agosto de 1997 que os marcou para sempre, inevitavelmente. Na altura, a rainha encontrava-se a passar férias no castelo de Balmoral, bem como o agora rei, Carlos III, com os filhos, William e Harry.
A família foi assombrada pela notícia a meio da noite e Carlos III quis viajar de imediato para França, para ir buscar o corpo de Diana, que morreu num acidente de viação, num túnel em Paris. Quando isso aconteceu, os príncipes William e Harry permaneceram em Balmoral, ao lado da avó. Avó de quem se tiveram que despedir ontem, precisamente no mesmo castelo, e numa altura em que a relação entre ambos está bastante tremida e cheia de mágoas.