Ontem, quinta-feira, dia 8 de setembro, foi o primeiro dia de aulas dos filhos de William e Kate – George, de nove anos, Charlotte, de sete, e Louis, de quatro. Razão pela qual, quando se soube que o príncipe William estava já a viajar para o castelo de Balmoral, onde a rainha Isabel II se encontrava sob observação médica, não o acompanhou. O Palácio de Kensington emitiu um comunicado onde explicava precisamente que Kate não acompanhava o marido nesta viagem para poder estar com os filhos e ir buscá-los à escola.
O semblante carregado de Kate, quando foi ontem fotografada a conduzir em direção a Lambrook School, já deixava antever que se esperavam as piores notícias sobre a rainha, o que veio a confirmar-se pouco mais tarde. Sabe-se agora que, lamentavelmente, o príncipe William já não chegou a tempo de ver a sua avó com vida.
Contrariamente ao que foi avançado numa fase inicial pelo seu porta-voz, Meghan Markle também não acompanhou o príncipe Harry na viagem ao castelo de Balmoral. A duquesa de Sussex ficou em Londres, enquanto o marido partia sozinho e acabou por ser o último a chegar à residência de verão da família real inglesa. Harry chegou ao castelo uma hora depois da morte da avó. Algumas fontes próximas acreditavam que Meghan viajaria para a Escócia ainda essa noite, mas também isso não aconteceu.
Esta manhã, Harry foi o primeiro a deixar o castelo de Balmoral, viajando para Londres, ao encontro da mulher. Os próximos passos do casal são, ainda, desconhecidos, pelo que não se sabe se ficarão no Reino Unido para acompanhar as cerimónias fúnebres da rainha.