
Era uma das informações mais aguardadas e, de acordo com o anúncio feito pelo Palácio de Buckingham, Carlos III será proclamado rei na manhã de sábado, dia 10, às 10h: “Sua Majestade o Rei vai ser proclamado pelo Accession Council amanhã de manhã, no Palácio de St. James, em Londres”.
O Accession Council é um corpo cerimonial que se reúne no Palácio de St. James após a morte de um monarca, para proclamar formalmente a ascensão do sucessor ao trono, sendo integrado pelos conselheiros reais. E, neste caso concreto, será dividido em duas partes. Na primeira, como refere o protocolo da proclamação, o Conselho Privado, sem a presença do rei, irá proclamar o soberano e aprovar formalmente várias ordens consequentes, incluindo os preparativos para a proclamação.
Na segunda parte, o rei passará a liderar o Conselho Privado, onde fará a sua declaração e irá ler e assinar o juramento para defender a segurança da Igreja na Escócia e aprovará Ordens no Conselho que facilitem a continuidade do governo. “O Accession Council será seguido pela Proclamação Principal, que será lida às 11h na varanda do Palácio de St. James”, fizeram saber.
Hoje, o rei falará aos ingleses às 18h, num discurso emitido pela televisão.