
No sábado, 10 de setembro, quando os príncipes de Gales e os duques de Sussex saíram à rua, em Windsor, para agradecer à multidão as flores e cartões de mensagens que têm deixado à porta do castelo em homenagem à rainha Isabell II, ficámos a saber como foi para Kate contar aos filhos que a bisavô tinha morrido.

Kate apertava a mão a uma mulher, que estava ao longo do percurso, agradecendo o seu carinho pela rainha, quando foi questionada como estavam os filhos, os príncipes George (9 anos), Charlotte (7 anos) e Louis (4 anos), a reagir à perda da bisavó. Kate, emocionada e a tentar conter as lágrimas, contou: “O meu pequeno Louis é tão querido. Ele disse: ‘Mãe não te preocupes, porque ela [a rainha Isabel II] está agora com o bisavô’.”
Recorde-se que na quinta, 8 de setembro, quando a saúde da rainha piorou gravemente, William viajou para Balmoral tendo deixado Kate em Windsor. A decisão da atual princesa de Gales ter ficado em Windsor esteve relacionada com a vontade de ser um dos pais a contar às crianças a notícia da morte da bisavó. Os três príncipes enfrentavam nesse dia o primeiro dia completo no novo colégio e Kate e William prefeririam não lhes produzir alterações na sua rotina.