Ao princípio da tarde desta segunda-feira, dia 12, o caixão da rainha Isabel II deixou o Palácio de Holyroodhouse e seguiu em direção à catedral de St. Giles. Imediatamente atrás do féretro da rainha seguiam, a pé, os seus quatro filhos, o rei Carlos III, a princesa Ana e os príncipes André e Eduardo.
À chegada à catedral podia ver-se, sobre o caixão, um arranjo floral composto por rosas brancas, junquilhos, crisântemos, alecrim e urze-branca de Balmoral, o castelo onde morreu a rainha. Foi também colocada sobre o ataúde a coroa da Escócia, uma das mais antigas do Reino Unido, com quase 500 anos.
Os bancos da catedral foram ocupados pelos filhos da rainha – que se sentaram imediatamente em frente ao caixão -, assim como pelos respetivos cônjuges (a rainha Camilla, Sir Timothy Laurence e Sophie de Wessex), tendo os restantes sido preenchidos com diversas figuras políticas e da sociedade escocesa. A música esteve a cargo do coro da Catedral de St. Giles, dirigida pelo maestro Michael Harris.
O serviço religioso terminou com o hino nacional, “God Save The King”. De recordar que ainda esta segunda-feira o rei Carlos III terá uma audiência com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, que receberá no Palácio de Holyroodhouse. Mais tarde, acompanhado pela rainha Camilla, participará numa moção de condolências no Parlamento escocês, onde pronunciará um discurso. Depois, Carlos III junta-se aos restantes membros da família real para participar numa vigília que terá novamente lugar na catedral de St. Giles.