O cortejo fúnebre que acompanhou o caixão de Isabel II do palácio de Buckingham até ao Parlamento britânico, onde permanecerá em câmara-ardente até à próxima segunda-feira, 19 de setembro, dia em que se celebrará o funeral de Estado da soberana com o reinado mais longo de Inglaterra, permitiu captar uma imagem que, até então, se pensava que não era possível, tal é o clima tenso que se vive entre os príncipes William e Harry desde o Megxit, no início de 2020, quando o filho mais novo do agora rei Carlos III e a mulher, Meghan Markle, decidiram deixar de ser membros séniores da família real britânica e se mudaram permanentemente para a Califórnia, nos Estados Unidos.
No entanto, ao contrário do que aconteceu nas cerimónias fúnebres do avó, o duque Filipe de Edimburgo, em abril de 2021, em que os dois irmãos estavam entre o primo, Peter Philipps, mantendo a posição de discórdia, ontem à tarde, caminharam lado a lado, numa fila de quatro, atrás do caixão da soberana britânica, lembrando a imagem imortalizada há 25 anos no funeral da mãe, a princesa Diana de Gales. “Penso que nenhuma criança deveria ser questionada para fazer isto, em circunstância alguma”, revelou Harry sobre a presença nas cerimónias fúnebres da mãe, durante uma entrevista, em 2017. Uma forma de dizer que William e Harry que estão unidos na dor, pelo menos durante os dias do último adeus à monarca tão acarinhada pela família e um pouco por todo o mundo. “Fazer aquele cortejo ontem foi desafiante, trouxe-me muitas memórias. (…) Foi muito difícil”, admitiu William a uma mulher que o cumprimentou esta tarde em Sandringham, no condado de Norfolk, onde ele e a mulher, Kate Middleton, se acercaram à população para verem as homenagens deixadas a Isabel II.
Enquanto William, como herdeiro da Coroa britânica, usou um uniforme militar, Harry optou por um fato nos atos oficiais de homenagem à avó, uma vez que, ao abandonar as suas funções institucionais ao serviço da monarquia, perdeu também os seus títulos militares e a possibilidade de o vestir como membro da realeza.