No dia histórico do funeral de Estado da rainha Isabel II na abadia de Westminster, ao qual assistiram dezenas casas reais europeias e mundiais, também os membros da família Windsor quiseram prestar uma última homenagem à monarca que mais tempo reinou em Inglaterra, através dos seus visuais.
Como era de esperar, Kate foi uma das protagonistas desta manhã repleta de simbolismo e solenidade e, mais uma vez, deu uma lição de estilo, mostrando por que é considerada umas das royals mais bem vestidas do mundo. De rigoroso luto, a princesa de Gales, de 40 anos, optou pelo minimalismo de um casaco-vestido, uma das suas peças favoritas, composto por decote de lapela cruzado e corte na cintura, saia midi plissada com silhueta evasé. Trata-se da versão escura do coordenado de Alexander McQueen que elegeu para a parada militar Trooping the Colour, durante as celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II, no passado mês de junho. O look ficou completo com um chapéu adornado com um laço e uma pequena rede de Philip Treacy, que lhe dava um toque de sofisticação e sobriedade, e sapatos de Gianvito Rossi.
Também de preto integral, Meghan, de 41 anos, exibiu o seu bom gosto na hora de vestir com um vestido-capa de gola redonda da designer norte-americana Stella McCartney, que escondia uma homenagem muito especial à rainha de Inglaterra, pois a duquesa de Sussex já tinha levado um modelo semelhante, em azul-marinho, nas celebrações do 92.º aniversário de Isabel II, em abril de 2018. Em questão de complementos, usou um chapéu de aba curva feito em ráfia assinado por Stephen Jones para a casa Dior e umas luvas de seda, outro gesto emotivo que a duquesa quis prestar à rainha, pois era um dos acessórios preferidos e usava-as em várias cores.
As joias cheias de significado
No entanto, foi através das joias que ambas quiseram realmente homenagear a monarca. Kate escolheu um colar de pérolas japonesas de quatro voltas rematado com um conjunto de diamantes, pertencente à coleção privada de Isabel II. Trata-se de uma peça encomendada pela soberana casa Garrad a partir de algumas pérolas que o governo japonês lhe deu durante uma visita oficial. Era uma das suas favoritas e usou-a em inúmetros atos oficiais, assim como a princesa Diana, em 1982, ano em que, curiosamente, nasceram William e Kate Middleton.
Já Meghan elegeu uns brincos de pérolas e diamantes minimalistas, um presente oferecido pela rainha Isabel II no seu casamento com o príncipe Harry, em 2018. A duquesa usou-os pela primeira vez no primeiro compromisso oficial com a soberana. Além dos brincos, envergava a icónica bracelete de ouro amarelo da Cartier, modelo Love.