A rainha Letizia de Espanha sempre demonstrou o seu apoio a causas sociais, principalmente relacionadas com o bem-estar psicológico e emocional. Nesse sentido, a mulher do rei Felipe VI participou num evento no Impact Hub Piamonte, em Madrid, a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, com o objetivo de tornar a saúde mental de todas as pessoas uma prioridade global, dando enfâse à infância e adolescência.
No evento, Letizia foi recebida por Carolina Darias, ministra da saúde, bem como pelo presidente da Confederação Espanhola de Saúde Mental, Nel González Zapico. O evento contou com a presença da banda espanhola Nena Daconte, uma apresentação que acontece pouco depois de a vocalista, Mai Meneses, ter revelado publicamente os problemas que teve com álcool e substâncias ilícitas, numa altura que lidava com baixa autoestima e inseguranças. “Foram três anos em que não parei de trabalhar, às vezes tinha que comprar roupas porque nem tinha tempo de lavar as que já tinha , não estava feliz, estava completamente sobrecarregada e recorri ao álcool e às drogas para lidar com a realidade”, confessou.
No seu discurso, a rainha aproveitou o momento para agradecer publicamente à cantora responsável por abrir o evento social, pela sua coragem ao falar sobre suas inseguranças e problemas de autoestima. “Pessoas com notoriedade decidiram contar sobre sua situação, obrigado Mai”, referiu Letizia, que aproveitou para frisar que, apesar de a “saúde mental ser um problema muito complexo, com tanta variabilidade e diversidade de circunstâncias como pessoas vivas e complexas que somos”, este problema tornou-se ainda mais visível num cenário pós-pandemia, reforçando a gravidade da situação, que não deve ser relativizada.
Para a ocasião, a rainha recuperou um vestido preto, de comprimento midi e estampado ‘confetti” colorido. A peça da marca Massimo Dutti apresenta uma gola arredondada, mangas compridas e é ajustada na cintura. Para completar o visual, a rainha conjugou o vestido com uns sapatos de salto de Magrit, em tom castanho-avermelhado, e uma clutch da mesma marca e com o mesmo tom.