Rainha Sofia de Espanha e a filha mais velha, a infanta Elena de Espanha, presidiram à mais recente edição dos Prémios Sociais da Fundación MAPFRE, em Madrid. Na cerimónia, que tem como objetivo reconhecer o trabalho e dedicação profissional das pessoas que contribuam para mudanças positivas no mundo, a irmã mais velha de Felipe VI, enquanto Diretora de Projetos da MAPFRE, acompanhada pela mãe, prestou reconhecimento a Carolina Herrera pelo seu sucesso na indústria da moda, bem como pela sua vertente solidária.
A estilista venezuelana, de 83 anos, tem um papel ativo na luta contra a desnutrição, bem-estar das crianças bem como prevenção do cancro da mama. Durante um cenário de pandemia mundial, Carolina Herrera lançou, em colaboração com a Cruz Vermelha, uma iniciativa que visava angariar fundos para fornecer assistência médica e apoio psicológico em todo o mundo. A iniciativa, denominada Carolina Herrera Heart for Hope, angariou mais 7 milhões de dólares.
Durante o discurso de agradecimento, ao aceitar o prémio, a estilista, acompanhada da filha Carolina Adriana Herrera, destacou o trabalho e a contribuição dos outros vencedores, “pessoas que dão a oportunidade de uma vida melhor e trabalham para o bem comum”. Carolina Herrera enalteceu ainda o trabalho solidário de “três sólidas organizações espanholas”, a ARED, a Fundação QUIERO TRABAJO e a Fundação LADINA, que, segundo a estilista, fazem um “extraordinário trabalho social com crianças e mulheres e com as quais tem a sorte e o orgulho de trabalhar”.
Também a iniciativa ‘Comboio de medicamentos’ que visa que os Médicos Sem Fronteiras utilizem um comboio para levar as vítimas do conflito ucraniano para o oeste do país foi o vencedor de melhor projeto ou iniciativa devido ao seu impacto social. A Fundação Integra que, sob a presidência de Ana Botella, contribui para a inserção no mercado de trabalho de pessoas que, por diversos motivos, possam ter mais dificuldades, ganhou o prémio de melhor entidade, devido à sua trajetória social e Bodega Matarromera ganhou o prémio de melhor iniciativa no setor agropecuário, reconhecimento dado devido ao seu trabalho de inovação e sustentabilidade nesta área.