![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2022/10/221012_GettyImages-1432804133-1542x1080.jpg)
Felipe VI, Letizia e a filha mais nova, Sofía, presidem esta quarta-feira, dia 12 de outubro, ao desfile do Dia da Hispanidade (ou Dia Nacional de Espanha), o primeiro em dois anos que acontece sem restrições devido à pandemia e com quase o dobro dos participantes face ao ano passado.
As ruas da capital encheram-se com a participação de mais de 4 mil efetivos das tropas espanholas, 150 veículos e 84 aeronaves. Pelo segundo ano consecutivo, a princesa Leonor é a grande ausente destas celebrações, uma vez que se encontra a estudar no País de Gales e só regressará a Espanha no final deste mês para a entrega dos Prémios Princesa das Astúrias.
Por esse motivo, e tal como aconteceu em 2021, a infanta Sofía não se posicionou ao lado da mãe, como é costume em eventos solenes, e voltou a ocupar uma posição de destaque, colocando-se ao lado do pai, tomando assim o lugar habitualmente reservado para a princesa herdeira.
Ao lado dos reis e da filha estiveram presentes o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, assim como outros membros do Executivo, além de grande parte dos presidentes das comunidades autónomas. Felipe VI, Letizia e Sofía chegaram à Praça de Lima pelas 11 horas (menos uma hora em Lisboa) onde, após serem recebidos com honras militares, o rei passou revistas às tropas e saudou as figuras de autoridade presentes no local.
Depois do desfile, os monarcas oferecem uma receção no Palácio Real de Madrid, para a qual foram convidadas mais de 2500 pessoas, entre as quais se encontram membros do Governo, das comunidades autónomas, líderes políticos e de outras instituições de relevo.