
A princesa Diana continua a ser uma figura muito presente, mesmo 25 anos após a sua morte, com recordações constantes no cinema e na televisão sobre alguns períodos da vida e também sobre os visuais icónicos que usou entre os anos de 1980 e 90.
E se no último ano pudemos ver um pouco da sua vida – e dos seus looks nos primeiros anos enquanto princesa – no filme Spencer, protagonizado por Kristen Stweart, será a série The Crown, da Netflix, a responsável por trazer de volta aos ecrãs uma das aparições públicas mais mediáticas da antiga princesa de Gales.
Com estreia marcada para o próximo dia 9 de novembro, a quinta temporada da série trará de volta ao pequeno ecrã o icónico ‘vestido da vingança’ de Diana, que a mãe de William e Harry usou em junho de 1994. Nessa altura, a televisão britânica exibiu um documentário no qual o então príncipe Carlos assumia a sua relação com Camilla, atual rainha consorte.
Na mesma data em que o documentário seria exibido, Diana participou numa festa organizada pela Vanity Fair, um evento que acabou por ficar ‘registado’ na história como um ‘antes e depois’ na vida da princesa. Ao chegar ao local e sair do carro, Diana mostrou-se sorridente e confiante, exibindo um vestido que ia totalmente contra o protocolo da realeza britânica – uma peça em preto (cor reservada apenas ao luto), curto, com um decote acentuado e que deixava os ombros à mostra.
Dois anos depois de se ter separado de Carlos – com quem, no entanto, ainda estava casada – Diana decidiu distanciar-se da formalidade imposta pela família real com uma peça assinada por Christina Stambolian, que ficou conhecida como o ‘vestido da vingança’ e que marcou o início de uma era em que Diana começou a usar visuais mais descontraídos e atrevidos.
Descubra, no vídeo abaixo, um pouco mais sobre este vestido icónico da princesa, bem como sobre a sua mudança de estilo ao longo dos anos.