Foi em 2005, quando o atual monarca britânico e Camilla celebraram a sua união e disseram o “sim”. Com a cerimónia, Carlos III ganhou também enteados, Tom Parker Bowles e Laura Lopes, os filhos do primeiro casamento da rainha consorte com Andrew Parker Bowles,
As duas famílias, ainda que com percursos bastante diferentes, uniram-se. Contudo, Carlos III tinha já uma relação de proximidade com os filhos de Camilla quando, em meados da década de 1970, foi convidado a ser o padrinho do primeiro filho da atual companheira com o seu então marido.
Quando adolescente, Tom Parker Bowles passou por uma fase conturbada, de alguns excessos e rebeldia, sempre ‘vigiada’ pelo olhar atento da imprensa. Naquela altura, o atual rei foi um grande apoio para Tom que, segundo adiantado em 1999 pela BBC, teve com ele uma reunião na qual lhe pediu apoio e conselhos, uma reunião no seguimento de a imprensa ter, naquela altura, noticiado que consumia substâncias ilícitas, nomeadamente, cocaína.
“Sempre adorei o meu padrasto. Ele sempre foi gentil e um bom homem. Não me importo com o que a imprensa diz. É um homem de grande inteligência e humanidade e acho que, quando acontecer, ele será um rei fantástico”, referiu em 2015, sobre a inevitável subida do então príncipe Carlos ao trono, acrescentando que o atual monarca “faz a [sua] mãe muito feliz”.
Os dois filhos de Camilla estiveram ao lado da mãe no dia do seu segundo casamento, acompanhados dos dois filhos de Carlos III, os príncipes William e Harry. Mais tarde, Carlos e Camilla marcaram também presença nos casamentos, primeiro de Tom com a jornalista britânica Sara Buys, e depois de Laura com Harry Lopes.
Em 2007, Camilla foi avó pela primeira vez. Agora, a rainha consorte conta com cinco netos e a relação de cumplicidade entre Carlos e os filhos da atual companheira transcenderam para a geração mais nova. “Eles riem por horas. Os meus netos adoram-no, absolutamente adoram-no. Ele lê-lhes Harry Potter fazendo as vozes das diferentes personagens e acho que as crianças apreciam muito isso”, mencionou Camilla, em 2018.
Contudo, apesar das suas relações estreitas e de cumplicidade, nem os dois filhos, nem os cinco netos da rainha possuem títulos. No entanto, com a morte da rainha Isabel II, os filhos de Camilla foram vistos algumas vezes em público, algo que raramente acontece. É disso exemplo o dia do funeral da monarca, em que Tom e Laura marcaram presença na Abadia de Westminster.