Os reis de Espanha e as filhas chegaram a Oviedo esta quinta-feira, dia 27, para mais uma edição dos Prémios Princesa das Astúrias. No dia da chegada, a família real assistiu ao tradicional concerto prévio à entrega dos prémios e esta sexta-feira começaram a manhã com várias reuniões no Hotel Reconquista, onde se alojam todos os anos por esta altura.
Pelas 11:20h (hora de Madrid), Felipe VI e Letizia, acompanhados pelas filhas, receberam na Sala do Conselho os vencedores dos prémios de Licenciatura 2021 da Universidade de Oviedo e, após este encontro, os quatro estiveram com os vencedores das Medalhas das Astúrias 2022.
Pelas 12:30h, os monarcas, a princesa Leonor e a infanta Sofía mudaram de local e deslocaram-se para o Salão Covadonga, que também pertence ao hotel, para receberem os jurados, os membros do patronato da Fundação Princesa das Astúrias, e os galardoados deste ano, Carmen Linares e María Pagés, que vão receber o prémio da categoria de Artes, Eduardo Matos Moctezuma (Ciências Sociais), Adam Michnik (Comunicação e Humanidades), Shigeru Ban (Concórdia), Ellen Macarthur (Cooperação Internacional), Fundação e Equipa Olímpica de Refugiados (Desporto), Geoffrey Hinton, Yann Lecun, Yoshua Bengio e Demis Hassabis (Investigação Científica e Técnica) e Juan Myorga (Letras).
Durante este encontro, a princesa Leonor entregou a todos os vencedores a insígnia da Fundação Princesa das Astúrias. Ao final da tarde desta sexta-feira, durante a gala, os galardoados receberão também um diploma e um prêmio no valor 50 mil euros – um montante que é dividido igualmente entre os vencedores quando o prêmio é compartilhado.