A tradicional visita à localidade galardoada com o Premio ao Pueblo Ejemplar de Asturias, atribuído pela Fundação Princesa das Astúrias, foi este ano muito atribulada. Logo pela manhã, apenas os reis, Felipe e Letizia, e a princesa Leonor chegaram a Cadavedo para a entrega do prémio. Segundo informações da própria Casa Real Espanhola, a infanta Sofía estava bastante indisposta o que a obrigou a ficar a descansar no hotel Reconquista, em Oviedo, falhando este acto oficial que a família tanto acarinha.
Porém, quase no final da visita a Cadavedo, povoado agraciado com o prémio, também Leonor se sentiu mal, o que a obrigou a abandonar o ato oficial e a ter que se recolher no mesmo hotel que a irmã para ser vista por um médico e medicada. Tal contratempo de saúde, fez com que fosse a rainha Letizia a substituir a filha e a fazer o discurso previsto.
Antes de começar o discurso e depois de se desculpar pelas ausências inesperadas das filhas, Letizia explicou que, tal como Sofía, também Leonor se sentiu indisposta, especificando que se trata de uma gastroenterite que ficará curada em um ou dois dias. Em seguida, a rainha fez questão de ler o discurso que Leonor tinha preparado e, no final, garantiu que em breve as filhas fariam juntas uma visita à população.