Esta quarta-feira, dia 2 de novembro, é novamente dia de festa para a família real espanhola. Depois de a princesa Leonor ter celebrado o seu 17.º aniversário há dois dias, a 31 de outubro, agora é a vez de a sua avó, a rainha Sofía, festejar mais um ano de vida.
A rainha emérita, mãe do atual rei de Espanha, Felipe VI, comemora 84 anos, numa altura em que continua a ter um papel fundamental dentro da Casa Real, representando a Coroa em diversos atos oficiais, tanto em Espanha como no estrangeiro, tal como aconteceu no passado mês de setembro, quando viajou para Nova Iorque para uma entrega de prémios.
Já no final da última semana, esteve ao lado do filho, da nora e das netas em mais uma edição dos Prémios Princesa das Astúrias, que, como habitualmente, decorreu no Teatro Campoamor, em Oviedo. Poucos dias antes deste momento tão especial para a princesa Leonor – que tem nesta entrega de prémios um dos eventos mais importantes da sua agenda oficial – a rainha Sofía viajou para Atenas para visitar os irmãos, o rei Constantino e a princesa Irene, e a cunhada, a rainha Ana Maria.
De recordar que desde que no ano passado Constantino esteve internado, devido a uma pneumonia, e apresentando atualmente um estado de saúde fragilizado, Sofía tem viajado para a Grécia com maior frequência para poder desfrutar da companhia dos irmãos.
Recorde-se que a rainha Sofía nasceu em Atenas, a 2 de novembro de 1938, filha do rei Pablo e da rainha Frederica da Grécia. Casou-se com Juan Carlos de Espanha a 14 de maio de 1962 e teve três filhos, Felipe VI, rei de Espanha, e as infantas Elena e Cristina.