A relação entre a infanta Elena e a filha, Victoria Federica, estará a passar por um momento de alguma tensão. Há apenas algumas semanas, a imprensa espanhola dava conta de que a irmã mais velha de Felipe VI não estaria de acordo com o rumo que a vida da filha está a tomar, ao ter-se tornado numa digital influencer, passando a marcar presença em festas e eventos, nomeadamente na área da moda.
Agora, e de acordo com informações avançadas no “El Programa de Ana Rosa”, da estação espanhola Telecinco, Victoria terá deixado os estudos universitários para se dedicar totalmente à vida de influencer, o que desagradou à mãe, que já não gostava da exposição pública que a vida da filha passou a ter no último ano. A jornalista Sandra Aladro referiu que “o problema é que [Victoria] deixou a universidade. Fez um ano e meio numa universidade americana em Madrid, escolheu este tipo de vida e deixou os estudos. Esse é o grande problema da infanta Elena”.
De acordo com o Lecturas, a escritora Paloma Barrientos disse ainda, sobre o tema, que “aquilo com que o pai e a mãe [de Victoria] não concordam é a exposição pública de coisas que não se devem fazer, como estacionar onde não se pode ou irem duas pessoas na mesma trotinete”.
Recorde-se que, segundo fonte próxima da filha mais velha dos reis Juan Carlos e Sofía, citada pelo jornal espanhol, “a infanta Elena tem medo que Victoria Federica caia nas redes de uma multinacional de moda, que a use a seu favor e que ela definitivamente lhe escape”, explica, adiantando que “depois da abdicação do rei Juan Carlos e desde que Felipe a eliminou da família real, ela [Elena] tem sido exemplo de discrição e desagrada-lhe a ideia de que a filha seja assunto para a imprensa cor de rosa”.
A mesma fonte refere ainda que, apesar de concordarem que Victoria expõe demasiado da sua vida nas redes sociais, a duquesa de Lugo culpará em parte o seu ex-marido, Jaime de Marichalar – de quem se separou em 2010 – por este novo rumo que a vida da filha de ambos tomou, uma vez que o ex-duque de Lugo, que trabalha para o grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton, tem-se feito acompanhar pela filha nas front row de diferentes passerelles.