A Casa Real da Noruega anunciou na manhã da passada terça-feira, dia 8, que a princesa Martha Louise, a filha mais velha dos reis Harald e Sonia, vai deixar de representar a Coroa, pelo que deixará de ter agenda oficial. Os monarcas noruegueses pronunciaram-se sobre o assunto pela primeira vez numa conferência de imprensa.
De recordar que desde que anunciou a sua relação com o xamã americano Durek Verrett em 2019 e, este ano, o noivado, Martha Louise tem sido alvo de críticas, principalmente devido à profissão do companheiro e a algumas declarações controversas deste e, consequentemente, uma sondagem feita no passado mês de outubro à população norueguesa concluiu que 51% desejava que a princesa perdesse o título e deixasse de representar a Casa Real. Assim, parece que a princesa acabou por ‘ceder à pressão’ e vai afastar-se dos deveres reais.
Os monarcas garantem que o xamã é uma “ótima pessoa” e que é “muito divertido estar com ele”. Contudo, a rainha sublinhou que “os americanos não fazem ideia do que é um reino. Por isso não admira que ele não perceba”.
“Os americanos não percebem o seu significado. Não percebem. Ele pensava que podia fazer o que quisesse sem nos comprometer de todo. Mesmo que discordemos em algumas coisas, estamos felizes por eles. Tenho a sensação de que a família está mais próxima de uma nova e bonita forma”, frisou, citada pela revista Hello!.
Tanto o rei como a rainha expressaram tristeza pela decisão da filha de deixar de representar a Casa Real e garantem que a princesa irá manter o título, por expresso desejo do pai, mas que separará a vida pessoal das suas atividades comerciais, que mantém em conjunto com o noivo.