A quinta temporada da série “The Crown”, da Netflix, que estreou esta quarta-feira, dia 9 de novembro, incide sobre a década de 1990 e retrata um dos momentos mais ‘humilhantes’ para o rei Carlos III, quando era então príncipe de Gales. Os atores Dominic West e Olivia Williams, que dão vida a Carlos e Camilla na série, vão recriar o telefonema íntimo que aconteceu em 1989 entre os atuais monarcas e que foi gravado ilegalmente. A chamada telefónica, de cariz sexual, foi mais tarde foi divulgada, num caso que ficou conhecido como “Camillagate”.
O ainda curto reinado de Carlos III já foi alvo de várias críticas e com o novo episódio poderá trazer à memória um dos episódios mais íntimos da relação extraconjugal entre o rei e Camilla, quando este ainda estava casado com a princesa Diana. Assim, o reinado de Carlos III pode, num futuro próximo, sofrer um novo abalo, que poderá prejudicar a reputação do monarca britânico.
De recordar que aquela conversa, que deveria ter sido privada, decorreu em dezembro de 1989, quando Camilla se encontrava na sua residência, numa noite em que o então marido, Andrew Parker-Bowles, estava fora de casa, em trabalho. Já o príncipe Carlos teria regressado de uma visita oficial e estaria em casa de uma amiga, Anne Grosvenor, duquesa de Westminster. Até hoje, nunca foi confirmado quem gravou aquela chamada telefónica.