Foi na última quarta-feira, dia 9, que uma estátua em homenagem à falecida rainha Isabel II foi inaugurada na fachada oeste da catedral York Minster, no Reino Unido. Foi o atual monarca, Carlos III que inaugurou a mesma, durante uma visita à cidade de York, num momento repleto de emoção, que aconteceu apenas dois meses após ter perdido a mãe.Neste dia especial, o rei contou com o apoio da mulher, a rainha consorte Camilla.
“Quando esta estátua foi planeada há cinco anos, durante um reinado de extensão sem precedentes, pretendia-se celebrar o Jubileu de Platina da rainha. em homenagem a uma vida de extraordinário serviço e devoção”, referiu o atual monarca, emocionado.
Sob o olhar de dezenas de espetadores, mas principalmente com olhar atento e emocionado do rei, a estátua de dois metros de altura projetada e esculpida por Richard Bossons foi inaugurada em honra da vida de serviço e dedicação da rainha.
“A criação desta estátua é também, se assim posso dizer, uma homenagem ao apoio, carinho e orações que a comunidade desta catedral e desta grande cidade sempre estendeu à falecida rainha e a tudo o que ela representou e defendeu na vida, pela nação e a Commonwealth”, acrescentou ainda
Na conta de Instagram da família real britânica foi partilhado um pequeno vídeo no qual é possível ver a estátua.