
Só hoje, 12 de novembro, a rainha da Dinamarca pôde celebrar os 50 anos do seu reinado, que se cumpriram no dia 14 de janeiro. As comemorações do Jubileu de Ouro da monarca foram inicialmente adiadas devido à pandemia de Covid-19 e mais tarde pela morte da rainha Isabel II de Inglaterra.
Hoje, antes de saudar os dinamarqueses na varanda do seu palácio, a rainha Margarida reuniu toda a família num passeio pelas ruas de Copenhaga. A celebração do Jubileu de Ouro ficou, no entanto, para segundo plano, pois todas as atenções centraram-se na presença do príncipe Joaquim, o filho mais novo da rainha, que há poucas semanas criticava publicamente a mãe por retirar o título de príncipes aos seus filhos e dizia-se “profundamente magoado” com a decisão.

Os filhos do segundo filho da rainha, o príncipe Joaquim, – Nikolai, de 23 anos, Félix, de 20, Henrik, de 13, e Atena, de 10 – , passarão a ser, a partir de 1 de janeiro de 2023, condes e condessa.
Hoje, parece que tanto o príncipe como a sua mulher, a princesa Marie, deixaram de lado o conflito familiar vivido com a rainha Margarida e decidiram acompanhá-la durante as celebrações públicas do Jubileu de Ouro do seu reinado.
A acompanhar a rainha Margarida, estiveram ainda os príncipes herdeiros Frederico e Mary, e a princesa Benedita, irmã mais nova da rainha.
Provavelmente não foi uma missão fácil para a soberana reunir os seus dois filhos, mas a verdade é que a família conseguiu mostrar alguma união num momento delicado para a casa real dinamarquesa. Apesar de não se terem mostrado lado a lado, os dois filhos da rainha, acompanhados das respetivas mulheres, fizeram questão de estar presentes.