O rei Harald da Noruega, de 85 anos, está de baixa desde a última sexta-feira, dia 25 de novembro, devido a uma constipação. A informação foi dada pelo próprio monarca, que explicou que não poderia cumprir com a sua agenda para esse dia, pelo que foi o filho, o príncipe herdeiro Haakon, que, recém chegado de uma viagem oficial ao Quénia, assumiu a regência.
O soberano norueguês tinha na última sexta-feira uma reunião agendada com o primeiro-ministro, Jonas Støre, um encontro ao qual o príncipe herdeiro também iria assistir, tendo acabado por ser o único a marcar presença.
De recordar que no início do passado mês de agosto, Harald da Noruega esteve cinco dias internado por apresentar febre, um sintoma que despertou alarme, uma vez que nos últimos anos tem tido diversos problemas de saúde, que já o levaram a passar alguns períodos internado. Depois de ter feito exames, foi-lhe diagnosticada uma infeção, para a qual recebeu tratamento intravenoso e da qual só recuperou mais perto do final do mês.