Os reis Carlos III e Camilla lideraram na manhã deste domingo, dia de Natal, o seu primeiro passeio até à igreja de St. Mary Magdalene, em Norfolk, um percurso em que estiveram acompanhados pelos príncipes de Gales e pelos filhos destes, George, Charlotte e Louis.
Na primeira missa de Natal a que assistiu, o filho mais novo de William e Kate, Louis, de quatro anos, voltou a tornar-se no centro das atenções – tal como aconteceu durante as celebrações do Jubileu da rainha, em junho – ao mostrar-se muito sorridente para as câmaras enquanto a família caminhava em direção à igreja.
Pelas 15h, foi emitido na televisão britânica o primeiro discurso de Natal de Carlos III, no qual começou por fazer referência à mãe, a rainha Isabel II, neste que foi o primeiro Natal da família sem a monarca. O rei surpreendeu pelo local escolhido para o discurso – que foi previamente gravado – ao optar pela capela de St. George, onde descansam os restos mortais dos seus pais (pelo que este é um local de grande significado), em vez que discursar numa das salas do Palácio, tal como acontecia com a rainha.
De pé, no coro da Capela de St. George, no Castelo de Windsor, o soberano recordou a profunda devoção da mãe a Deus, “a luz eterna”, e a crença na bondade das pessoas para ajudar os outros. “Foi uma parte essencial da sua fé, mas também da sua confiança nas pessoas, e isso é algo de que partilho com todo o meu coração”, afirmou Carlos III, sublinhando a “extraordinária capacidade de cada um poder tocar, com bondade e compaixão, a vida dos outros e iluminar o mundo que os rodeia”.
Durante o discurso, o rei, de 74 anos, não esqueceu também todos os profissionais que “trabalham incansavelmente” em prol da população, como as Forças Armadas e os Serviços de Emergência, assim como os “profissionais de saúde e de apoio social, os nossos professores e todos os que trabalham no serviço público, cuja habilidade e compromisso estão no coração das nossas comunidades”, afirmou.
De recordar que após dois anos de pandemia, em que as famílias não se reuniram para celebrar o Natal, o rei Carlos III voltou a juntar os Windsor em Sandringham para juntos comemorarem esta quadra festiva.