Com a morte do Papa Bento XVI no passado dia 31 de dezembro, muitos são os que se têm deslocado até à cidade do Vaticano para se despedirem do Papa emérito, que renunciou ao cargo em fevereiro de 2013.
A Casa Real de Espanha informou que a rainha Sofía estará presente na missa em memória do emérito, marcada para a 9:30h (hora local) da próxima quinta-feira, dia 5 de janeiro, uma celebração que será presidida pelo Papa Francisco.
Desta forma, a mãe de Felipe VI vai interromper as férias para poder estar presente no último adeus a Bento XVI. Recorde-se que a rainha Sofía teve vários encontros com o Papa emérito, desde que assumiu a liderança da igreja católica, em 2005. Acompanhada pelo marido, o rei Juan Carlos, Sofía recebeu Bento XVI em Madrid durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em agosto de 2011. Quando o Papa renunciou, um anúncio que apanhou o mundo de surpresa, Juan Carlos emitiu um comunicado no qual expressava “reconhecido pela sua entrega” ao trabalho que desempenhou ao longo dos oito anos do seu pontificado.