“Na Sombra”, a autobiografia do príncipe Harry chegou às bancas na passada terça-feira, 10 de janeiro, mas as declarações do duque de Sussex ha muito que começaram a provocar agitação e curiosidade. Pelo que não é de estranhar que, em apenas um dia, tenham sido vendidos mais de 1,4 milhões de exemplares.
Neste sentido, a editora Penguin Random House, anunciou esta quinta-feira, dia 12, que estes foram números recorde para este tipo de obras não-ficção. “‘Spare’ é a história de alguém que pensávamos que já conhecíamos, mas agora podemos realmente entender o príncipe Harry através das suas próprias palavras”, referiu em comunicado Gina Centrello, presidente e editora do Random House Group.
“Olhando para estas vendas extraordinárias no primeiro dia, os leitores concordam claramente: ‘Spare’ é um livro que exige ser lido e é um livro que temos orgulho de publicar”, acrescentou. O livro do duque de Sussex já é a obra de não-ficção mais vendida no Reino Unido de sempre.
O livro, que inclui ainda edições em e-book e áudio, foi lançado em 16 línguas. No Reino Unido o preço de venda oficial é cerca de 28 libras, mais ou menos €31,59. No entanto, o livro pode ser encontrado na Amazon à venda por 14 libras, cerca de €15,80. Fazendo as contas, somente no Reino Unido as receitas são estimadas atingirem entre 6 e os 14 milhões de euros.
“Na Sombra”, é um relato íntimo e pessoal sobre a sua vida, o seu relacionamento com Meghan Markle e conta ainda com declarações polémicas sobre a família real britânica. O duque de Sussex já referiu diversas vezes que pretende, com o lucro da obra, apoiar várias instituições sociais. Assim, cerca de 1,5 milhões de euros dos lucros arrecadados com a obra serão doados a favor da Sentebale, uma organização fundada em 2006 pelo mesmo, juntamente com o príncipe Seeiso do Lesoto, que visa apoiar crianças com HIV em África. Além da Sentebale, Harry prevê também doar cerca de 300 mil euros ao WellChild, uma organização cujo patrono é o príncipe, que ajuda crianças doentes, bem como as suas famílias,