Esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, decorre na igreja Metropolitana de Atenas o funeral do rei Constantino II, o último rei da Grécia, que morreu na passada terça-feira, dia 10, aos 82 anos.
Ainda que este não seja um funeral de Estado, viajaram para a capital grega diversos representantes das Casas Reais europeias, que tal como a rainha Ana Maria, viúva de Constantino, e os cinco filho de ambos, os príncipes Alexia, Pavlos, Nikolaos, Theodora e Philippos, quiseram estar presentes no último adeus ao antigo soberano. De Espanha marcam presença esta manhã em Atenas os reis Felipe VI e Letizia, assim como os reis eméritos Juan Carlos e Sofía, a irmã mais velha de Constantino.
Já da Dinamarca, a rainha Margarida, cunhada do antigo rei, também quis estar presente no último adeus, assim como o seu filho, o príncipe herdeiro Frederico, e a irmã, a princesa Benedita. De salientar que tanto a monarca dinamarquesa como a princesa são irmãs de Ana Maria da Grécia. Também da Suécia os reis Carlos Gustavo e Sílvia confirmaram que iriam estar presentes.
Os reis Guilherme e Máxima, acompanhados pela princesa Beatrix, viajaram até Atenas para este momento de despedida e da Noruega estão presentes na capital grega os príncipes herdeiros Haakon e Mette-Marit, em representação dos reis. Já os reis da Bélgica, Philippe e Mathilde, assim como o grão-duque Henri do Luxemburgo, juntam-se aos restantes membros da realeza europeia neste momento de despedida.
Após o funeral, que teve início ao meio dia (10h em Lisboa), o rei será enterrado no cemitério de Tatoi, onde estão sepultados os seus pais, os reis Pavlos e Frederica. O local esteve a ser preparado nos últimos dias, tendo sido visitado pelos cinco filhos do rei Constantino e pelas rainhas Ana Maria e Sofía, entre outros familiares próximos, ao longo da última semana.