A cruz de Attallah, que a princesa Diana usou, é uma joia única, pelo que seria de esperar que o seu preço inicial em leilão, entre 80 mil e 120 libras – fixado pela Sotheby’s – subisse rapidamente.
Diz-se que era uma das joias preferidas da então princesa de Gales. A peça foi criada na década de 1920 pelos joalheiros da Garrard e a princesa usou-a em algumas ocasiões, como na gala de apoio à ONG Birthright, em 1987.
A cruz, que se distingue pelos seus detalhes florais, mede 136 x 95 mm e tem incorporadas 11 ametistas de corte quadrado, cravejadas com diamantes, num total aproximado de 5,25 quilates. Com uma beleza impressionante, a peça não pertencia mesmo à princesa Diana, mas sim ao empresário Naim Attallah, que a comprou na década de 80. Graças à amizade que existia entre ambos, a princesa pôde usar a peça e foi a única pessoa que o fez até agora.
A socialite Kim Kardashian conseguiu adquirir a peça em leilão por mais de 190 mil euros, pelo que poderá usá-la num futuro próximo. Caso isso venha a acontecer, tornar-se-á na segunda pessoa a exibir o colar.