A Lay’s Auctioneers vai leiloar no próximo dia 16 de fevereiro mais de 30 cartas privadas que a princesa Diana trocou com dois amigos, Susie e Tarek Kassem, entre 1995 e 1996, nas quais mencionada o seu “desesperado e feio” processo de divórcio do atual rei Carlos III.
A última carta a ir a leilão está datada a 26 de abril de 1996, apenas alguns meses antes da separação oficial do então Príncipe de Gales, que aconteceu em agosto desse mesmo ano. O conteúdo que compõe as cartas reflete os sentimentos de Diana durante o difícil processo do seu divórcio. “Estou a passar por um momento muito difícil, a pressão é muita e vem de todos os lados (…) Às vezes é muito difícil manter a cabeça erguida e espero que este divórcio aconteça, pois o custo é demasiado”, escreveu, na última carta.
Diana refere ainda o desgaste emocional devido à relação extraconjugal do então marido com a atual rainha Camilla e o cansaço que sentia face à batalha judicial. As missivas vão a leilão em lotes individuais e os lucros obtidos pela venda das cartas, guardadas há mais de 25 anos, serão doados para apoiar algumas das instituições de caridade que a princesa apoiou em vida.