A Casa Real de Espanha informou na manhã desta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, que a infanta Sofía vai seguir os passos da irmã mais velha e também vai ingressar no UWC Atlantic College, no País de Gales, onde estudará durante dois anos, a partir do final do próximo mês de agosto.
Tal como aconteceu com a princesa herdeira em 2021, também a infanta concluiu com sucesso o processo de seleção exigido pela Fundação Comité Espanhol dos Colégios do Mundo Unido.
“Suas Majestades os Reis anunciam que Sua Alteza Real a Infanta Sofía, tal como a Princesa das Astúrias, vai integrar o programa de estudos da instituição de Colégios do Mundo Unido UWC Atlantic College do País de Gales, Reino Unido”, começa por dizer o comunicado.
“A Infanta Sofía também se submeteu satisfatoriamente a todo o processo de seleção exigido pela Fundação Comité Espanhol dos Colégios do Mundo Unido (UWC Espanha). O programa académico desenvolve-se em dois anos (2023-24 e 2024-25) e compreende tanto matérias de ciências como de letras. Este programa completa-se com um curso comum interdisciplinar sobre teoria do conhecimento, uma monografia de natureza investigativa, assim como um programa especial de criatividade (teatro, música, arte, etc), ação (desportos) e uma atividade de implique um serviço à comunidade (apoio a escolas locais, trabalho com crianças com deficiência intelectual, terceira idade, primeiros socorros, manutenção de costas e florestas próximas, controlo dos índices de contaminação do meio ambiente, cuidado e recuperação de espécies animais, resgate marítimo, guarda costeira, etc)”.
“A entrada no colégio está prevista para entre finais de agosto e os primeiros dias de setembro. A Infanta Sofía também vai residir, tal como a Princesa das Astúrias, de acordo com o regime de internato que o UWC Atlantic College tem estabelecido dentro do seu recinto. O custo do curso internacional será igualmente suportado na totalidade por Suas Majestades os Reis com o seu orçamento anual e ascende a 74 mil libras esterlinas pelos dois anos”.
“Sua Majestade o Rei informou o senhor primeiro-ministro deste novo período da educação da Infanta Sofía”, termina o comunicado.