A Casa Real da Dinamarca anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, que a rainha Margarida vai ser operada às costas no próximo dia 22 deste mês. “Há já algum tempo que Sua Majestade sofre de problemas nas costas e a situação piorou recentemente. Após consultar os especialistas do Rigshospitalet, a Rainha decidiu submeter-se a uma extensa cirurgia”, começa por dizer a nota, que explica ainda que a reabilitação física após a operação se prevê longa, pelo que toda a agenda da monarca para o futuro próximo será “adiada, cancelada ou administrada por outros membros da Família Real”.
Este anúncio pode afetar diretamente as agendas dos reis de Espanha, uma vez que a Casa Real informou que ambos têm prevista uma visita oficial à Dinamarca, que deveria acontecer após a semana da Páscoa, que este ano se comemora a 9 de abril.
Com o anúncio emitido pela Casa Real dinamarquesa esta quarta-feira – que refere que o período de recuperação da rainha, de 82 anos, deverá ser longo, pelo que não há data prevista para a soberana regressar ao trabalho – foi levantada a dúvida sobre se esta viagem se mantém ou se será adiada para outra altura. Até ao momento, a Casa Real de Espanha ainda não se pronunciou sobre o tema.