Esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, a Casa Real da Suécia informou que o rei Carlos Gustavo vai ser operado ao coração já na próxima segunda-feira, dia 20, um momento após o qual passará por um período de repouso. A notícia surpreendeu, uma vez que se desconhecia que o monarca sofresse de problemas cardíacos.
Atualmente em visita oficial à Austrália, a princesa Victoria foi o primeiro elemento da família real a falar sobre esta notícia, dizendo apenas que “lamentavelmente, é necessário” que o soberano, de 76 anos, se submeta a esta cirurgia.
A agenda do rei está suspensa até ao próximo dia 3 de março e todos os compromissos oficiais previstos para o período entre o dia da operação e essa data foram adiados para o fim da primavera. Neste momento mais delicado, o soberano poderá contar com o apoio da mulher, a rainha Sílvia, e dos três filhos, a princesa herdeira Victoria, o príncipe Carl Philip e a princesa Madalena, que viaja para Estocolmo nos próximos dias.
A filha mais nova dos reis reside na Florida, EUA, e prevê-se que nesta viagem não conte com a companhia do marido, Chris O’Neill, nem de nenhum dos três filhos, Leonore, de oito anos, Nicolas, de sete, e Adrienne, de quatro,