William e Kate já são oficialmente príncipes de Gales. Os novos títulos foram anunciados pelo rei Carlos III logo no seu primeiro discurso após subir ao trono, um dia após a morte da rainha Isabel II, a 8 de setembro, mas só foram tornados oficiais este mês de fevereiro, tal como os títulos de Condes de Chester.
O anúncio foi feito pelo The Gazette, através de um comunicado, que referia que “de acordo com indicação de Sua Majestade o Rei” foi aprovada a criação a 13 de fevereiro dos novos títulos do príncipe, que é agora conhecido como “Sua Alteza Real o Príncipe William Arthur Philip Louis, Duque da Cornualha, Rothesay e Cambridge, Conde de Carrick e Strathearn, Barão de Renfrew, Barão de Carrickfergus, Real Cavaleiro da Nobilíssima Ordem da Jarreteira, Real Cavaleiro da Antiquíssima e Nobilíssima Ordem do Cardo-Selvagem, Lorde das Ilhas, Príncipe da Escócia, Príncipe de Gales e Conde de Chester”.
De recordar que o título de príncipe de Gales não é automático e tem que ser confirmado pelo monarca. O próprio rei Carlos III só se tornou príncipe de Gales aos 9 anos, por por decisão da mãe, seis anos após a rainha Isabel II subir ao trono.
O título de Conde de Chester é também muito relevante, uma vez que é dos mais antigos. Desde 1301 que é concedido ao herdeiro ao trono britânico e a partir do final do século XIV passou apenas a ser outorgado em conjunto com o título de príncipe de Gales.