A saúde mental é uma causa muito querida da rainha Letizia, que é presidente honorífica da Unicef em Espanha e Embaixadora para a Saúde Mental para a Infância e Adolescência da organização em todo o mundo, uma razão só por si suficiente para não perder o visionamento do filme O Caminho Interior, realizado e produzido por Miguen Ángel Tobias, em Madrid. E neste evento, que alerta para a importância de agir na luta pela saúde mental, Letizia optou por um look sóbrio.
A rainha de Espanha escolheu um fato verde-esmeralda Carolina Herrera que já está no seu guarda-roupa desde 2019. Trata-se de um casaco ligeiramente cintado com botões frontais e calças de corte direito, que Letizia combinou com uma blusa branca com um laço a fazer lembrar uma gravata, e que resultou num look muito simples e profissional.
Recorde-se que a irmã mais nova de Letizia, Erika Ortiz, suicidou-se em 2017, com apenas 31 anos. Um drama que a rainha Máxima dos Países Baixos também viria a viver em 2018, com a morte da irmã mais nova, Inés Zorreguieta, tragédia que levou a rainha holandesa a um maior envolvimento com as causas associadas à luta pela saúde mental.
“Quando ela morreu tinha 33 anos e senti-me inundada por muitos sentimentos: tristeza, perda, impotência… a sua morte despertou em mim muitos sentimentos. E muitas vezes me perguntei: ‘Poderíamos ter feito mais alguma coisa?’ Rapidamente percebie que não estava sozinha. Ouvi muitas pessoas que tinham passado pelo mesmo com um familiar ou um amigo. Como podes ajudar realmente alguém com problemas mentais? Muitas pessoas lutam contra isso todos os dias”, afirmou a rainha Máxima, em abril do ano passado, por ocasião da inauguração da fundação ‘Mind Us’, em Roterdão.
Fotos DR