Princesa Leonor dá um passo mais na preparação do seu futuro e, aos 17 anos, prepara-se para fazer três anos de treino militar. O anuncio chegou esta terça-feira, dia 14 de março, pelo Conselho de Ministros espanhol. Como dita o protocolo, depois de terminar o ensino secundário no UWC Atlantic College, em Londres, e atingir a maioridade, a herdeira ao trono espanhol irá passar pela academia dos três exércitos espanhóis.
“Como em todas as monarquias parlamentares [o herdeiro] tem de ter um passado militar e uma carreira militar”, referiu Margarita Robles, ministra da Defesa espanhola. Assim, numa primeira instância, a princesa vai passar o seu primeiro ano na Academia Geral Militar do Exército de Saragoça, “até o juramento de fidelidade”, explicou a ministra. Mais tarde vai ingressar na Escola Naval de Marín, em Pontevedra. Para terminar, no seu terceiro ano irá ingressar na Academia Geral da Aeronáutica de San Javier em Murcia.
“No devido tempo, o comandante-chefe das Forças Armadas será uma mulher, e nos últimos anos temos feito um esforço muito importante para incorporar as mulheres nas Forças Armadas”, frisou ainda a ministra.
A carreira militar de Leonor, que se inicia em setembro, “será promovida de acordo com a evolução”. A Casa Real Espanhola reforçou ainda que, depois da formação militar “muito intensa”, a princesa terá a oportunidade de prosseguir os estudos universitários, seguindo os passos do seu pai nos anos 1980.