A notícia foi avançada pela revista francesa Closer depois de ter consultado um decreto que o monarca assinou a 29 de julho de 2022, e no qual esclarece que, em caso de morte ou incapacidade de Alberto, Charlene pode substituí-lo, mas com limitações de poder. Ou seja, a princesa, de 45 anos, foi designada como regente do príncipe, mas sem poder total. Até que o filho, o príncipe herdeiro Jacques atinja a maioridade, Charlene não poderá decidir sozinha e terá sempre de agir de acordo com o chamado Conselho de Regência, composto por sete pessoas de enorme relevância na hierarquia do principado.
A descoberta da revista francesa, que revela assim uma mudança siginficativa nas competências da princesa Charlene, foi consumada numa altura em que a mulher do príncipe não estava bem de saúde e é um indicador de que Alberto II quis salvaguardar os interesses do principado. A alteração passou despercebida na altura e esta nova “ordem soberana” emitida pelo Palácio é contrária à que data de 2015, na qual está estabelecido que: “Se o príncipe herdeiro mais velho for menor no momento da morte ou abdicação do príncipe reinante, a regência é exercida, no primeiro caso, pela mulher do príncipe falecido ou, na sua falta, pelo herdeiro mais velho mais próximo na ordem de sucessão”, o que implicaria o envolvimento da irmã mais velha de Alberto, a princesa Carolina do Mónaco.
Agora, com esta nova “ordem sobrena” de julho de 2022 e revelada pela revista francesa fica a saber-se que, até que o príncipe herdeiro atinja a maioridade, a sua mãe, a princesa Charlene será regente, mas de acordo com as indicações do Conselho de Regência.
Recorde-se que a princesa Charlene esteve ausente do principado durante cerca de ano por questões de saúde, o que gerou muita polémica e até rumores de separação. No entanto, a princesa regressou ao Mónaco e voltou a integrar a agenda real.
Esta importante medida veio a público a 14 de março, dia em que Alberto II fez 65 anos, uma data que celebrou precisamente na companhia da mulher e dos filhos de ambos, os gémeos, Jacques e Gabriella, de 8 anos, sendo herdeiro o filho varão.
Veja o álbum de fotos do dia de aniversário de Alberto II na companhia de Charlene e dos filhos.
Fotos DR