
Foto DR
Carlos III e Camilla preparam-se para a sua primeira viagem oficial além-fronteiras desde que foram proclamados reis, em setembro de 2022. O casal viajará para França no próximo domingo, 26 de março, mas a visita de Carlos III já está a gerar polémica, isto porque acontece num contexto tenso, por causa das greves e manifestações que decorrem no país governado por Emmanuel Macron.
Assim, espera-se que o contexto social de risco implique uma segurança mais apertada. A visita, que tem como principal objetivo reforçar os laços históricos e culturais entre os dois países, irá incluir ainda um jantar de Estado no Palácio de Versalhes, oferecido pelo Presidente francês.
Além do jantar no edifício histórico, os chefes de Estado irão ainda fazer uma paragem no Arco do Triunfo para uma cerimónia e de seguida acompanhar o cortejo até ao Palácio do Eliseu.
Recorde-se que, segundo o comunicado avançado no passado dia 3 de março pela presidência francesa, receber os reis britânicos “é uma honra para França e ilustra a profundidade dos laços históricos que unem os dois países”. E segundo o jornal ‘The Times’, trata-se de uma “tentativa de construir pontes com os vizinhos europeus pós-Brexit”.
No dia 29, Carlos III e a mulher continuam a viagem, agora com a Alemanha como destino, onde os ânimos estão, certamente, menos exaltados.