O primeiro ano completo de operações da Archewell, a fundação dos duques de Sussex, superou as expetativas, tendo mesmo ultrapassado fundações conhecidas como a de Obama e Clinton. Assim sendo, a fundação de Harry e Meghan ganha relevância.
Segundo as informações avançadas no site da organização sem fins lucrativos, foi registada uma receita de cerca de 12 milhões de euros e um gasto no total de 3.655.000 euros no seu primeiro ano completo de funcionamento.
Um valor bastante superior quando comparado com os dados registados durante o primeiro ano por outras fundações, como por exemplo, a Fundação Obama, que angariou cerca de 5 milhões de euros, e a Fundação Clinton, que arrecadou, de acordo com os relatórios, 9,8 milhões de euros.
De acordo com James Holt e Shauna Nep, co-diretores executivos da fundação, a instituição, liderada pelos duques de Sussex “implementa fortes parcerias estratégicas com organizações líderes, investe milhões de dólares em programas de lucro e campanhas sustentáveis, e desenhou uma estratégia focada no impacto amplo e duradouro na comunidade. Os resultados deste trabalho são inegáveis, tanto pelas métricas que podem ser vistas quanto pelo impacto emocional que pode ser sentido. Em tudo o que fazemos é a crença de que nosso bem-estar coletivo e saúde mental são fundamentais“, pode ler-se numa nota da Archewll, que já cedeu mais de 3 milhões de euros a cerca de 40 organizações.
“As nossas iniciativas entre 2020 e 2022 incluíram investimentos em igualdade de vacinas, centros de ajuda global, apoio aos refugiados e cuidado das famílias e comunidades mais necessitadas”, explicaram. Os relatórios explicam ainda que 80% do valor gasto é implementado nos programas, enquanto que 20% é direcionado para gastos administrativos.
Os dados não deixam margem para dúvida e, apesar do ano não ter começado da forma mais positiva para Harry e Meghan -que viram a sua popularidade diminuir drasticamente devido ao livro memórias do duque e foram depois ‘despejados’ da Frogmore Cottage, a única casa que tinham no Reino Unido -, a Archewell está em excelente condições.