O Conselho de Ministros espanhol anunciou recentemente que a princesa Leonor vai dar mais um passo na preparação do seu futuro. Assim, depois de terminar o ensino secundário no UWC Atlantic College, em Londres, e atingir a maioridade, a herdeira ao trono espanhol cumprirá três anos de treino militar. No entanto, ao contrário do que foi noticiado na imprensa espanhola, a princesa Leonor não será remunerada pela sua formação militar.
“Como em todas as monarquias parlamentares [o herdeiro] tem de ter um passado militar e uma carreira militar”, referiu na altura a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, que reforçou que a princesa vai passar pela academia dos três exércitos espanhóis. De imediato os media noticiaram que, tal como os restantes alunos da Academia Geral de Zaragoza, a filha mais velha de Felipe VI e Letiza de Espanha iria receber uma remuneração.
Por norma, os alunos que frequentam a Academia têm direito a uma recompensação monetária mensal de cerca de 417 euros, valor que vai aumentando à medida que os alunos vão subindo de posição, podendo chegar, no final do segundo curso, aos 668,00 euros.
No entanto, apesar da princesa estar sujeita às mesmas condições, a casa real espanhola já garantiu que a herdeira não irá receber este subsídio mensal.