Desde 1953 que o Reino Unido não vivia a antecipação de uma cerimónia tão importante como a coroação de um monarca. A expetativa cresce conforme a data se aproxima, mas ainda há muitos detalhes que não são do conhecimento público. Os convidados, porém, já se começam a saber e nas mais de duas mil pessoas que são esperadas no dia seis de maio, há algumas presenças polémicas que saltam à vista.
A primeira, claro está, será Harry. O dia da coroação do rei Carlos III marca a primeira vez que o duque de Sussex estará com a família desde a publicação do seu livro de memórias. Embora a sua presença seja importante neste dia histórico, ainda não se sabe que tratamento terá e que lugar ocupará na cerimónia. Como filho do rei, Harry deveria ficar atrás do irmão e da cunhada, o príncipe William e Kate, e à frente dos tios e primos, mas teremos que esperar para ver se é isso que vai acontecer. Outra incógnita, alimentada pela esperança dos ingleses, é se vamos poder ver Harry na varanda do Palácio de Buckingham, para a fotografia mais importante desse dia. O mais provável é que isso não aconteça, já que a rainha Isabel II deixou bem claro que, nesta nova era da monarquia, só os membros da família real que mantêm funções ativas devem estar nesta varanda, o que não inclui nem os duques de Sussex, nem o príncipe André.
Na verdade, o príncipe André é outra presença muito incómoda e polémica na coroação. As acusações de teor sexual de que é alvo são um assunto pendente e para sempre inacabado para o duque de Iorque que, ao contrário de Harry, nunca quis deixar as suas obrigações reais, mas foi obrigado a isso, estando agora afastado do seus deveres oficiais.
Outra dúvida recai sobre os irmãos da princesa Diana. Lady Sarah McCorquodale e Jane Fellowes, baronesa por matrimónio, sempre foram muito próximas de Diana e mantiveram-se muito presentes na vida de William e Harry depois da morte da mãe. Na verdade, o duque de Sussex deu-lhes lugar de destaque nas fotografias oficiais do batizado do príncipe Archie, algo que William não fez com nenhum dos seus filhos. Além destas duas irmãs, a princesa Diana também tinha um irmão, o conde Charles Spencer. Embora já não tenham uma relação direta com o rei Carlos III, os três são tios do novo príncipe de Gales que pode querer dar-lhes um lugar de maior destaque nesta nova fase da família real britânica. De facto, William pode querer tê-los presentes na sua própria coroação como príncipe de Gales, que vai acontecer no castelo de Caernarfon.