
Carlos III já é mais rico que Isabel II. Todos os anos, o Sunday Times elabora uma lista com os nomes dos britânicos mais ricos. A fortuna do monarca foi avaliada em 600 milhões de libras, o que equivale a cerca de 670 milhões de euros.
Ora, em 2022, a fortuna de Isabel II foi avaliada em 370 milhões de libras, o que significa que a do filho é quase o dobro desta.
Além desta, a fortuna do rei britânico supera também a do casal David e Victoria Beckham ou mesmo a de Elton John. Apesar de tudo, o Times garante que está muito abaixo daquela dos primeiros 250 nomes da lista, num total de 350.
Um antigo asessor de Carlos III explicou ao jornal como é que o rei conseguiu a atual fortuna: juntando os benefícios que recebia do Ducato da Cornualha, um conjunto de propriedades e diferentes negócios há vários séculos vinculados ao herdeiro do trono, e aumentando-os com a criação de novos negócios e aluguer de espaços.
Além disso, afirma que o filho de Isabel II começou a ser mais cuidadoso com as finanças após o divórcio de Diana, que terá recebido 17 milhões de libras com o acordo feito na altura. “Depois dessa liquidação, tornou-se prudente e começou a guardar algum dinheiro do Ducado”, garante.
Entre 2012 e 2022, Carlos III recebeu 212,7 milhões em benefícios do Ducado e, nos últimos anos, também beneficiou de parte das heranças dos pais. Além disto, é conhecido pelo seu estilo de vida pouco luxuoso, usando roupas compradas há vários anos, e “por ser muito meticuloso com apagar as luzes“.
